Image Map
Image Map

CF: Paradoxo




Sinopse: Para comemorar os cinco anos desde a Queda de Voldemort, O Pasquim, dirigido por Harry e Luna, decide criar uma concurso de reportagem sobre a qualidade do ensino nas escolas bruxas de Londres. Draco Malfoy e sua mãe foram os únicos "comensais" perdoados após a Guerra. Narcisa passou a ouvir frequentes gritos das vítimas de tortura em sua casa durante a Guerra. Dois meses depois, ela morreu, e Draco teve que decidir o seu próprio destino, pela primeira vez, sozinho. Atualmente, o mesmo é um aclamado jornalista. Será que ele mudou?
Hermione Granger está buscando um novo objetivo em sua vida. Morando e lecionando em uma escola do pequeno bairro de Milcchleton, ela passa seus dias esperando uma resposta à sua crise existencial. Quando percebe que um antigo colega retorna para o seu presente, o rumo da sua rotina mudará completamente. Com direito à guerras de comida, risadas, beijos e muitas (muitas!) lágrimas, o que o futuro reserva para esses dois?

"Disseram-me que amar é ter no tempo um tempo eterno.
Meio que entendo. Parece que a minha vida se estende e estende, como uma corda feita de elástico, e juro que ás vezes torço para que ela rompa. São momentos ruins que todos têm, mas estou presa nessa caixa de vidro, e nova e velha demais para voltar no tempo. Afogando-me aos poucos. Só existe uma afirmação que me aflige e que tento escondê-la na gaveta de meias: alguém precisa me despedaçar para que me torne inteira."
- Hermione Granger, observando a chuva pela janela.

Notas iniciais. Tagarele o quanto quiser aqui, flw.


Aparência
(Capa, Sinopse, Trailer)

  • Capa: Gosto da ideia da capa, representa a ideia da fic, além dessa fonte ser perfeita para sua história. Entretanto, falta algo para mim. Algo que destaque sua capa, chame mais a atenção. Não é necessário mudar, mas talvez seja interessante reformulá-la, mantendo o estilo. Só uma dica, busque fotos com um pouco mais de qualidade. 
  • Sinopse: Sua sinopse é um tanto grande. Assim que eu vi, realmente deu certa preguiça de ler. Ainda que você deva apresentar sua história, deve fazer de modo breve, de modo que o leitor leia de forma prática, deixando aquele "quê" de curiosidade. Há bastante descrição, passando mais a ideia de resumão que sinopse. Além disso, você adicionou um trecho da história. O trecho passa bem mais a ideia de uma sinopse que a própria sinopse, mas como ele foge um pouco da ideia central da história, usá-lo só também não cumpre a função da sinopse. Ah, revise a sinopse, notei algumas coisas, observe os temos em destaque.
Para comemorar os cinco anos desde a Queda de Voldemort, O Pasquim, dirigido por Harry e Luna, decide criar uma concurso de reportagem sobre a qualidade do ensino nas escolas bruxas de Londres. Draco Malfoy e sua mãe foram os únicos "comensais" perdoados após a Guerra. Narcisa passou a ouvir frequentes gritos das vítimas de tortura em sua casa durante a Guerra. Dois meses depois, ela morreu, e Draco teve que decidir o seu próprio destino, pela primeira vez, sozinho. Atualmente, o mesmo é um aclamado jornalista. Será que ele mudou?Hermione Granger está buscando um novo objetivo em sua vida. Morando e lecionando em uma escola do pequeno bairro de Milcchleton, ela passa seus dias esperando uma resposta à sua crise existencial. Quando percebe que um antigo colega retorna para o seu presente, o rumo da sua rotina mudará completamente. Com direito à guerras de comida, risadas, beijos e muitas (muitas!) lágrimas, o que o futuro reserva para esses dois?
"Disseram-me que amar é ter no tempo um tempo eterno.Meio que entendo. Parece que a minha vida se estende e estende, como uma corda feita de elástico, e juro que ás vezes torço para que ela rompa. São momentos ruins que todos têm, mas estou presa nessa caixa de vidro, e nova e velha demais para voltar no tempo. Afogando-me aos poucos. Só existe uma afirmação que me aflige e que tento escondê-la na gaveta de meias: alguém precisa me despedaçar para que me torne inteira." - Hermione Granger, observando a chuva pela janela.

Ok, eu grifei muitas coisas, mas são erros bobos. Vamos na ordem, explicar cada item. Em "Queda do Voldemort", o queda deveria estar iniciado em letra minúscula, pois não é um acontecimento, tecnicamente. Fui conferir, e o acontecimento é na verdade o fim da Segunda Guerra Bruxa, então, ao meu ver, o início em maiúscula é desnecessário. Aquela vírgula marcada, indica que o mais recomendável é o travessão. Em seguida temos um errinho bobo de digitação, o correto seria "um concurso". Comensais não precisa de aspas,  uma vez que a expressão não precisa de destaque e eles de fato eles foram comensais e dentro do universo de HP, essa expressão é comum. A parte da Narcisa não é bem erro, mas sua introdução está um pouco confusa, é como se a frase estivesse chegando "do nada" no meio do texto. Quando você descreveu a rotina, inicialmente não é certo o uso da crase, e depois, em frases onde há uma sequência, se você inicia com um artigo, todos os termos devem tê-los também. E por fim, não há a necessidade desse "e" após a vírgula. 

Recomendo que reformule a sinopse, unindo o estilo do trecho a informação, sempre tomando cuidado na parte da ortografia.
  • Trailer: Seu trailer tem um bom tamanho, que não deixa cansativo. As frases são boas, o roteiro passa a ideia da fanfic, sem falar muito. Gosto da música, ela apresenta conexão com a fanfic, o que é essencial.  O que eu vejo a ser melhorado é a qualidade dos vídeos, que deixa um pouco a desejar. Uma dica é que aplique uma cor uniforme ao longo da edição, todos coloridos ou todos P&B, e caso seja coloridos, tente equilibrar os tons. Mas eu quase deixei passar o link, uma vez que ele está bem no fim das notas, seria uma boa dar um pouco mais de destaque, apenas colocando-o no início.
Nota: 1,5/3



Ortografia
(Gramática, Pontuação, Coesão Textual, Repetições)


Seguindo bem a ordem, no capítulo um, encontrei algo que não pode ser nem considerado um erro, mas é uma observação que gosto de fazer. Quando for fazer a parte de um grito, não é necessário uso de caixa alta. O sinal de exclamação cumpre o papel, e caso deseje dar ênfase maior, use apenas negrito ou itálico. Eu, pessoalmente, não gosto de ver a caixa alta, mas como disse, não é um erro propriamente dito.

No capítulo 2, notei algo que me fez rir bastante após entender, fruto de uma falta de vírgula. 
"Onde retirei a toalha roxa que comprei logo depois que me mudei da minha juba castanha."
Ao ler, eu fiquei inicialmente confusa, falta uma separação entre as orações, que impeça essa confusão. O correto seria:
"Onde retirei a toalha roxa   que comprei logo depois que me mudei, da minha juba castanha." ou "Onde retirei a toalha roxa, que comprei logo depois que me mudei, da minha juba castanha."
 Ainda tratando-se de confusão, houve um trecho que custei a compreender, se é que de fato compreendi.
Apenas assenti com a cabeça, meio tonta e enjoada com o perfume excessivamente forte dela e o único assunto na sala, a não ser “Uma cafeteira nova seria o mínimo que nós, professores, deveríamos ganhar. Já pensaram em todo o estresse que esses bruxinhos causam? Fico muito cansado. Você não concorda, Gus?” – Aspen, professor de feitiços, comentava com August, marido de Heffie e vice-diretor da escola.
Imagino que ela estava sentindo-se tonta e enjoada com o assunto do jornalista e o da cafeteira, certo? Creio que um modo de resolver seja o seguinte: 

Apenas assenti com a cabeça, meio tonta e enjoada com o perfume excessivamente forte dela e com o que parecia ser o único assunto na sala, a não ser o que Aspen, professor de feitiços, comentava com August, marido de Heffie e vice-diretor da escola, a respeito da escola. 

“Uma cafeteira nova seria o mínimo que nós, professores, deveríamos ganhar. Já pensaram em todo o estresse que esses bruxinhos causam? Fico muito cansado. Você não concorda, Gus?” 
Era de fato, muito difícil ignorar o quase monólogo.
 No terceiro, há também essa frase:
"(...) ela falou com um tom provocativo/ superhipermagoadacomaamigaausente.
Não sei se a união das palavras foi proposital, mas caso sim, use o itálico, caso contrário parece erro de digitação. E ainda nesse capítulo, há um erro de digitação, fato. Você escreveu "n'Toca", suponho que o objetivo seria usar " n'A Toca".

Chegamos ao quarto capitulo. Observe o trecho abaixo:
Me permiti sorrir, sentindo de novo aquele alívio no Conselho.
Trata-se do mesmo alívio que ela sentiu em um momento anterior, certo? Para não ficar confuso, recomendo que use "aquele alívio experimentado no Conselho" ou  algo do gênero. Por falar em confusão²:


E ele soltou a gravata.
Nem tente se safar.
Antes de cair com tudo na poça de água enorme , eu puxei a bainha da sua camiseta.
Esse "Nem tente se safar", pareceu uma fala deslocada. Como o objetivo aí é representa rum pensamento, seria ideal reformular um pouco a frase e seu tempo verbal.


Certo, esses foram os erros individuais, aqueles que no momento que se lê, nota-se. Entretanto, dando a leitura com o olhar chato de tia de redação, notei alguns pronomes mal empregados, algumas vírgulas e também alguns pontos com espaçamento correto. Faltando após dois pontos, colocados incorretamente antes da vírgula e etc. Procure revisar o texto, usando o word de apoio, ele é excelente para ajudar nos detalhes menores, como algumas virgulas e o espaçamento, além de sempre indicar a colocação pronominal correta. A propósito, não sei se é o Nyah! que buga, mas em alguns momentos sua formatação não fica tão certinha, fica muito espaçada, reveja as configurações, é muito mais interessante quando fica tudo alinhado rs

Porém, num geral, a escrita é muito boa. Você utiliza bem as palavras e expressões, a leitura torna-se muito agradável, além de auxiliar na conexão com a história, mas isso é papo para o próximo tópico.

Nota: 2,5/4

Enredo
(Criatividade, Desenvolvimento da História, Narrativa)

Quanto a esse aspecto, nota máxima sem dúvida. Foi muito interessante essa sua ideia de criar um relacionamento com Draco e Hermione, criando também um universo mais adaptado para isso. Eu adoro o shipper, mas convenhamos, é meio difícil de encaixar e combinar com o roteiro original. Gostei do modo como modificou algumas relações, criou quase um universo paralelo, e é isso que torna sua história tão original e divertida de ler.

Em relação ao desenvolvimento, cuidado para não apressar muito as coisas. Isso de apressar que torna a história clichê, e sua história tem tudo para não ser clichê, não desperdice o potencial. Lembre-se, eles ainda tem um pouco de ressentimento guardados da época de escola - ela principalmente, e ainda que tenha a presença desse conflito em meio aos pensamentos da narração, e a aproximação tenha acontecido naturalmente, com todo o clima no café devido as brincadeiras, na casa dela... É importante atrasar um pouco, isso deixa mais interessante, mais real, além de criar no leitor aquele sentimento de " Ai meu deus! Se beijem logo!"

E por fim, narrativa. A sua é muito boa, bastante descritiva, os pensamentos dos personagens são claros, o que proporciona uma conexão do leitor com eles. Isso também deixa os personagens mais bem construídos, mais reais. Então esse é um ponto forte seu, que você deve continuar a explorar e desenvolver, pois ele é fundamental. Outro fator interessante, que me agradou muito, foram os pensamentos deles. Especialmente os da Hermione. Tem algo tão introspectivo neles, simplesmente... Muito bom, me conectou muito a personagem rs 

Outro ponto dessa parte da avaliação que realmente me agradou, foi a uniformidade. Você mantém um padrão nos personagens, narração... E isso me ajudou a conectar mais com toda sua história, então parabéns.

Nota: 2/2


Avaliação Geral
(Avaliação de Banners/Playslist, Dicas para o autor, Comentário Final.)

Você não tem Playlist exatamente, mas gostei daqueles trechos logo no início. É algo bem legal, que conecta a história também. Minha dica é que mantenha esse padrão no início e... Ajustar a formatação. É a mesma do site de letras, fica mais organizado e bonito se organizar as frases. Como a seguir:
Walking through a crowd, the village is aglow, kaleidoscope of loud heartbeats under coats. Everybody here wanted something more, searching for a sound we hadn’t heard before, and it said: Welcome to New York, it’s been waiting for you...

Você só teve um banner, e ao usá-los, é sempre bom fazer disso um padrão e usar a cada capítulo. As demais dicas, creio já ter dito ao longo da avaliação. Mas para finalizar, ressalto que o que sua fanfic mais tem é potencial, espero que continue a explorá-lo.

Nota: 1/1

Somatório: 07/10


Um comentário:

  1. Anônimo28 novembro

    Oi, Clara! Primeiramente, muitíssimo obrigada por ter dado essa oportunidade para Paradoxo. Fiquei muito feliz com toda a sua gentileza e já estou corrigindo meus errinhos :D
    Não sei se você leu o capítulo cinco, e, se não, gostaria de pedir para que lesse. Fiquei muito decepcionada comigo mesmo, porque... bem... é nesse capítulo que eles se beijam! Mas gostaria de poder conversar de forma privada contigo para discutir algumas ideias, até mesmo uma que já tenho para quebrar o clichê e a paz da história, mas não sei como elaborá-la. Enfim, obrigada de novo. Foi muito gratificante para mim.

    ResponderExcluir

Image Map
Codification and Design: RddleWho | Todos os direitos reservados © Moodboard