Image Map
Image Map

CF: Além do Crepúsculo



Além do Crepúsculo

Sinopse: Bella sempre foi uma romântica e apaixonada por vampiros, então quando leu Crepúsculo pela primeira vez ela se apaixonou, não por ser a nova sensação do momento ou porque era mais um livro de vampiros ou mesmo pelo romance. Não, ela tinha se apaixonado pela família de vampiros desse livro, mas particularmente por um vampiro de cabelos cor de cobre e olhos âmbares.
Ela sempre quis ser a Bella Swan dos livros só para estar nos braços dele, mas ela era realista o suficiente para saber que isso nunca aconteceria. Ela nunca viveria um romance de livros, aliás, se ela tivesse um pouco de sorte já teria pelo menos namorado com algum garoto. Mas ela não tinha e, para confirmar isso, seu pai tinha sido promovido e eles estariam se movendo para uma chuvosa cidade no fim do mundo.
Mas sua sorte muda, pelo menos um pouco, quando conhece Edward Cullen o temperamental irmão da sua mais nova amiga Alice Cullen, que, como o vampiro dos livros, possui uma estranha aversão por ela. Mas o que Bella vai fazer quando descobrir que vampiros são reais, que está apaixonada por um deles e que Annabella MacKeltar e Isabella Swan, na verdade são duas faces de uma mesma moeda e que Crepúsculo talvez não seja apenas um livro e a história dos seus sonhos, mas sim a história da sua vida?

Design . Trailer

Olá, querida. Desculpe demorar tanto para começar sua CF e ainda mais para postá-la, estive ocupada por um tempo e não pude me dedicar como gostaria no blog. Admito que também aconteceu pelo fato de sua fanfic ser um pouco complexa demais e fazer com que, eu, tivesse que ficar mais atenta, o que é uma missão quase impossível para mim. Li apenas cinco capítulos mais o prólogo, pelo fato da escrita ser cansativa mesmo. Então, não se sinta ofendida porque essa é uma opinião pessoal e, acima de tudo, estou julgando pontos negativos e positivos.


Aparência
(capa, sinopse)

Capa: Gostei bastante da cor utilizada, vermelho combinou com a história em si, porém seu design está em má qualidade (deixando claro que não conheço muito de design, desde já). Além do mais, esse livro (?) não encaixou na capa, sem contar as palavras que ficaram para fora, talvez na hora de redimensionar no Nyah! não coube tudo, mas dá uma impressão feia ao design. Não entendi o fato de aparecer seu nome duas vezes no DS e a frase utilizada me pareceu clichê demais, você poderia optar por algo como “O que você faria se descobrisse que seu livro favorito, conta, na verdade, a história da sua vida?”, continua um pouco clichê, contudo é mais puxado para o tem da fanfic. As fotos escolhidas estão OK e vou falar como uma Twilighter agora, essas fotos dos dois é muito linda e combinou com o design.

Sinopse: A coisa que mais gostei em sua sinopse foi o jeito que terceiro parágrafo se desenvolvia, a palavra certa seria: Atrativo.
Atrativo, porque você conseguiu desenvolver, de uma certa forma, a história e causar curiosidade. O problema é que uma sinopse boa de verdade consegue ser curta, dar as informações necessárias (apenas as necessárias) e ter um certo suspense, além do fato de não acabar por contar a história como se fosse um resumo, entende o que quero dizer? Ou seja, sua sinopse é grande demais e alguns pontos são desnecessários, o que você pode fazer é manter as partes mais importantes e, como uma amiga costuma me dizer, cortar sem dó.
Ao invés de explicar em três parágrafos, desnecessários, parte da história, poderia fazer algo como juntá-los e criar uma nova sinopse, por exemplo:
“Quando Bella leu Crepúsculo, se apaixonou pela fascinante família de vampiros do livro e, principalmente, por um vampiro em especial. Sendo a realista que era, Bella sabia que nunca seria a Bella Swan dos livros, isso até seu pai ser promovido e se mudarem para uma chuvosa cidade no fim do mundo. O que a garota irá fazer quando descobrir que vampiros são reais, que lidar com eles possa ser mais complicado do que mostrado nos livros e que Annabella MacKeltar e Isabella Swan, na verdade são duas faces de uma mesma moeda e que Crepúsculo não é apenas um livro, mas a história da sua vida?”
Ficou bem mais simples e continua com o suspense inicial. Se quiser refazer sua sinopse, aconselho não usar tanto um mesmo sujeito e optar por sujeito oculto, fica mais prazeroso de ler.
Nota: 1,50 de 3,0

Ortografia
(Gramática, Pontuação, Coesão Textual, Repetições)

Vou começar falando de uma coisa que me irrita demais em qualquer fanfic que leio: A falta de senso de sujeito oculto. Na sinopse percebi um sinal disso, mas deixei quieto, até passar para o Prólogo e perceber que é um erro contínuo. Uma coisa minha é sempre ocultar o sujeito, poucas vezes gosto de utilizá-lo e só utilizo em casos de mal entendimento da frase, no prólogo não temos tanto esse problema, mas seria bom trocar um “eu não tinha…” por um “não tinha…”.
Fiquei muito confusa com o fato das aspas, tive que reler algumas vezes para entender e ainda sim, por que você não usa “Ligação On” e “Ligação Off”? Sim, é informal, mas se preferir algo mais formal, poderia usar o travessão e depois conseguir formular de uma forma que seja compreendido a ligação.
Aconselho a não fazer parágrafos enormes, são cansativos de ler, porém gostei muito da sua gramática, é boa de verdade e você parece se importar com cada mínimo detalhe daquele capítulo.
Nota: 2,50 de 4,0

Enredo
(Criatividade, Desenvolvimento da História, Narrativa)

Quando li o resumo que mandei, me senti altamente atraída pela fanfic e pelo que vi ela está indo pelo caminho que você descreveu. Escrever algo abordando uma relação mais intensa de Crepúsculo é incrível e os pensamentos da Bella, finalmente abordados como uma boa adolescente em crise parece mais real do que no livro.
O único problema, para mim, foi à escrita complexa demais. Vou te dizer algo sobre textos complexos: Cansam. Cansam muito e só consegui ler cinco capítulos da sua fanfic antes de me dar por satisfeita do enredo. Não digo para escrever algo cheio de gírias, mas nenhum adolescente é tão formal assim, tente puxar algo menos formal e, assim, não será cansativo ler.

Nota: 1,0 de 2,0

Avaliação Geral
(Avaliação de Banners/Playlist, Dicas para o autor, Comentário Final)

Não vi todos os banners, mas eles poderiam não ser presos só no vermelho e preto, use outras cores como; roxo, azul-marinho ou um laranja mais escuro. Estão bem feitos, mesmo que algumas fotos tenham ficado em má qualidade.
Como já disse, prefira mais o sujeito oculto e corte coisas desnecessárias na hora da narração, não seja 100% formal e acredite usar palavras difíceis não tornam a leitura mais “bonita”.
No geral, sua fanfic tem tudo para ser bem avaliada e uma daquelas com mil comentários, é só você se esforçar mais nessas partes que avaliei.

Nota: 1,0 de 1,0



Somatório: 6,0




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map
Codification and Design: RddleWho | Todos os direitos reservados © Moodboard