Image Map
Image Map

PROJETO: Saviors of Panem



Hey povo, e aí?
Eu estou um tanto sumida, mas hoje vim para falar de algo que sempre me anima: Projetos. Dessa vez, o projeto é em conjunto. Quando pensei na ideia, fiquei muito empolgada, e, enfim, está na hora de por em prática! Então leiam tudo bonitinho e não deixem de comentar e participar, ok?

-
Sobre o que é o projeto?


O Projeto é uma parceria entre o NC (Nyah! Conference) e o WD (Wonderful Designs) e , onde o objetivo é, sobre tudo, interação e diversão entre os blogs e clientes da blogosfera; ele será todo feito em RPG e estará tendo como cenário os momentos finais do livro “A Esperança”, ou seja, o filme “A Esperança - Parte 2” (para quem não conhece, o último livro e filme da saga Jogos Vorazes).
Neste cenário, vocês (clientes, staff) serão o Distrito 13 (Rebeldes/Resistência) e nós (moderação dos blogs) seremos a Capitol. O objetivo de vocês é nos destruir, mas fiquem tranquilos, a gente vai ajudar no processo.
Todo o projeto terá jogos, pontuação, desafios, charadas, caça a pistas e tudo o mais, tanto para quem edita e para quem não edita, assim ninguém se sentirá excluído ou menosprezado, apesar de que o requisito principal para se dar bem no jogo é criatividade, e isso vocês tem para dar e vender.
No jogo os membros da moderação do blog (Capitol) serão divididos em: Idealizadores dos Jogos e Armadilhas, Governantes, Informantes, etc. Já no Distrito 13, teremos os Soldados, Infiltrados, Estrategistas, Médicos, Governantes, etc. O presidente Snow e a Katniss, não serão atribuídos a ninguém, pois serão os mestres do RPG. A narrativa deles dará as coordenadas para as missões e tudo o mais, sendo de responsabilidade dos realizadores do Projeto, sendo o roteiro dos jogos.
OBS.: As divisões das categorias serão feitas através de sorteio.


Para o desenvolver do RPG está sendo solicitada a criação de um grupo no Social Spirit, para jogarmos lá (já que a maioria de vocês tem Spirit e o sistema de grupos de lá é perfeito para o projeto), porém até agora não obtivemos resposta, então por enquanto o “local” do Projeto está em aberto.


Esclarecimento de dúvidas:


Como se joga RPG?
A intenção é interpretar um personagem. Essa interpretação deve ocorrer na primeira pessoa do passado. Ou seja, você é um personagem inserido em um universo pré-definido e deve narrar suas ações em turnos, seguindo a lógica proposta pelo jogo. Para isso, é criado um roteiro, com missões. Para auxiliar as missões, haverão mapas, pistas, dicas, pegadinhas etc.
Em outras palavras: você cria um personagem fictício e “finge” ser ele, narrando suas ações como no POV de uma fanfiction, porém seguindo a lógica do jogo.


O que são turnos?
Turnos são meios de interação e desenvolvimento do jogo, são criados em parágrafos interpretados por cada personagem, onde você irá narrar todas as ações do seu personagem no determinado cenário.
Exemplo de turno:


O elevador parecia lento demais. O caminho parecia interminável, indo pra baixo ao invés de pra cima como costume. Ao parar, precisei me costumar com a luz. eu tinha apenas 60 segundos para analisar o local e montar uma estratégia. A luz era pouca e o ambiente era de uma caverna, com o som de água próxima correndo. Haviam diversos túneis ao meu redor, e a cornurcópia era diferente do que esperava. Não haviam armas expostas, ou comida, apenas um conjunto de mochilas no centro, perto de todos. Todos... Passei o olhar pelos competidores. 40 segundos. Meu tutor havia instruído buscar a 1 e a 4, me confirmou uma aliança forte. Eu sabia que devia correr e buscar uma mochila, avisá-los e seguir um caminho. Encarei-os, tentando mandar uma mensagem. Sabia do acordo, iria buscá-los. Seguir uma caminho... O que meu tutor havia dito? Confie no número do seu distrito? Isso só podia significar que eu deveria seguir o segundo caminho. Agora bastava avisar aos outros. Focando na mochila rosa, que estava a frente de ambos, me preparei. 10 segundos. Respirei fundo, flexionei os joelhos. Anos de treinamento me fizeram ágil. 5. 4. 3. 2. 1. O som do canhão vem e eu saio na frente, correndo rápida, desviando de pedras e pessoas. Abaixo a mão e pego a mochila, me encontrando com meus futuros aliados no caminho. - Me sigam no segundo túnel - sussurro, encaixando a mochila nas costas e me direcionando ao segundo túnel. Mantenho o ritmo acelerado até chegar a entrada. Não sabia o que esperar, cavernas podem ser frágeis e sensíveis. A pouca luz não me intimida, eu me concentro e foco nas minhas habilidades de luta às cegas. Não há sons de nada passando pelo piso, o correr suave da água é perceptível. Dou passos lentos, tentando seguir o que suponho ser a corrente de água, me habituando a pouca luz, adentrando no caminho. Trago a mochila para minhas mãos, tateando e sentindo um material semelhante a couro, logo segurando segurando algo semelhante a uma lanterna. Tento a sorte. Funciona. Um pequeno feixe de luz se abre a minha frente e eu sorrio ao ver o lago, confirmando que havia acertado. O túnel possui um fim próximo ao lago, subindo a luz para o teto, vejo que há pedras, então busco ser cuidadosa, evitando perturbar o ambiente. Sento na beira do lago, vistoriando minha bolsa. Vejo uma adaga no estojo e um chicote, sorrindo com minha sorte. Me armo, o chicote na mão direita e a adaga em meu cinto, logo me levantando e ficando em guarda, apagando a lanterna. Eu não precisava de luz para saber se alguém chegasse.
Regras para turnar:


  • Você não pode manipular as ações de outros personagens, ou seja, é você e deus, mais ninguém. O que você pode fazer, é citar algo que aconteceu nos turnos que vieram antes de você, mas seguindo a trilha de pensamento da sua personagem.
  • Outra coisa muito importante e que sempre tem que ser levada em conta ao jogar RPG: a personagem não conhece o cenário, não conhece todos os outros personagens, não sabe se tem armadilhas, então você não pode agir como a dona/o do mundo; as reações e situações tem que ser as mais verdadeiras possíveis.
  • A questão de diálogos é o seguinte: você não pode desenvolver as falas dos outros personagens, somente as suas, porém pode citar as deles (se já foram feitas anteriormente). Confuso?

Vamos dar um exemplo: Digamos que a Matilda turnou antes da Lorena, e a personagem dela se apresentou dizendo o seguinte (para ninguém em especial): “Sou Matilda, distrito 4”. O que a Lorena poderá fazer é citar o diálogo dela no seu turno. Ficaria algo assim: 
“Consegui ouvir a voz da garota do distrito 4 quebrar a tensão que se instalara na caverna: — Sou Matilda, distrito 4.Aproveitando a deixa, me apresentei também:— Lorena, distrito 7, muito prazer.”
Viram? Não é difícil.
Essas são as regras básicas para jogar e ter uma boa experiência, porém se vocês toparem jogar irá ser montado um “Manual de sobrevivência”, ou algo assim, com dicas e explicações para poderem estar consultando ao decorrer do jogo se tiverem dúvidas.


Prêmios do projeto:
Pelos clientes/staff serem uma única equipe, o prêmio por participar vai ser o mesmo para os participantes, então, um bom pack, com livros, CDS, materiais e edições é o prêmio geral. Entretanto, para serem dados prêmios individuais, algumas provas e missões acompanharão um bônus, e quem achar primeiro leva, tendo assim prêmios exclusivos. Caso o D13 ganhe, derrubando a Capitol, poderá ser feito algo especial em homenagem aos clientes. Pensamos inicialmente em um feat dos blogs participantes, criando-se um blog a parte para o funcionamento em um único fim de semana, e todos os blogs atenderiam juntos, fazendo feats. Logo, o cliente poderá realizar até 2 pedidos, podendo escolher um feat entre designers de blogs distintos (Exemplo: uma designer do WD e uma do NC).


Como será determinado o vencedor?
Todas as missões e afins apresentarão pontuação. Todo o projeto terá seus eventos pontuados e postos em uma tabela, sendo necessário assim uma pontuação miníma para a vitória do D13, tal como missões obrigatórias a serem feitas e podemos dar bônus pra quem mais se destacar, como a divulgação de algo nos blogs ou outro prêmio a discutir.
No fim, todo mundo ganha, mas quem se esforça ganha mais.


Voltando a questão do Projeto em si, caso algum blog se interesse por ele e deseje participar, pedimos para que a Web-Master do blog entre em contato com o WD e/ou NC o mais rápido possível, para receber as coordenadas do projeto.
Contatos:




E, se vocês clientes/staff se interessarem no projeto e desejarem (de verdade) participar e jogar, só responderem a enquete que está acima do “Status” do blog (nesta enquete também tem um espaço para sugestão de prêmios, estamos considerando tudo). Se tivermos uma boa média de participação, iremos seguir em frente com o projeto, caso contrário, iremos cancelá-lo (e vocês sairão perdendo, como anda acontecendo).

PS: Vocês podem encontrar uma postagem como essa no WD, ambos os blogs estão responsáveis por convidar, divulgar e explicar o projeto ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map
Codification and Design: RddleWho | Todos os direitos reservados © Moodboard